luz

Uma bandeja que levitou com

Levitação é coisa de filme de ficção científica? Ou uma prática mágica de monges super evoluídos? Segundo pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, ela pode ser uma realidade.

 Reprodução | Disney

Em um experimento utilizando energia da luz, os cientistas conseguiram levitar duas pequenas bandejas do material Mylar.

Essa foi a primeira vez que pesquisadores conseguiram levitar um objeto de grandes proporções apenas com a luz. Antes somente aerossóis haviam sido elevados pela energia luminosa.

Os estudos são apenas a primeira fase de uma série de pesquisas que pretendem levar sensores para a camada da mesosfera sem a utilização de combustíveis.

A ignosfera, como também é conhecida, tem drásticas condições climáticas como ventos fortes e congelantes. Além disso, é fina demais para levar equipamentos até ela e espessa o suficiente para queimar qualquer objeto que orbite ali.

 Foto | Jeroen van Gent

Por isso, a tentativa de levar pequenas placas através da luz pode ser uma alternativa para alcançar essa camada, o que também deve revelar muitas coisas sobre os fenômenos climáticos no planeta terra.

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE É NO HYPENESS