ruído nos oceanos

A vida marinha está em risco por causa do

Desde o encalhamento do Ever Given no Canal de Suez, o mundo começou a prestar um pouco mais de atenção no comércio marítimo global, atividade essencial para a economia de centenas de países no planeta.

Entretanto, o aumento das redes de comércio e o número crescente de navios navegando pelos oceanos pode ter uma consequência grave em várias espécies. Isso porque essas embarcações são muito barulhentas.

Apesar de não parecer, o som cumpre função essencial para diversas espécies que vivem no Oceano e a vida delas está em risco por causa desse ruído causado pelo homem.

Diversas baleias, golfinhos e animais invertebrados se geolocalizam nos oceanos através do som para chegarem em lugares apropriados para a reprodução e estamos atrapalhando esse processo.

Entretanto, o tema nunca é tratado com seriedade. “O ruído do oceano sempre esteve na sala de espera do hospital. Precisamos tirar o barulho da sala de espera”, afirmou Carlos M. Duarte, oceanógrafo e ecologista marinho da Universidade King Abdullah de Ciência e Tecnologia da Arábia Saudita.

fonte: https://pl.pinterest.com/pin/516788125970122045/

Já existem tecnologias capazes de diminuir em até 85% o som emitido pelas hélices dos navios de carga, mas elas não são adotadas em larga escala pelas corporações.

Especialistas também sugerem que ações mais imediatas — e baratas —, seriam importantes, como obrigar as embarcações a circularem em velocidades mais lentas e também proibir o tráfego em regiões mais sensíveis do ecossistema.

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE É NO HYPENESS