ENCOLHENDO

O Oceano Pacífico está

O Oceano Pacífico e o Oceano Atlântico estão literalmente em uma guerra por espaço; a cada ano que passa, o gigante da costa brasileira empurra Eurásia, África e o resto do Pacífico para longe.

O movimento das placas tectônicas é bem conhecido há muitos anos. Sabemos, por exemplo, que a milhões de anos atrás, todos os continentes estavam unidos na Pangeia mas que, pela energia do centro da terra, as placas foram se separando e formando o mundo que conhecemos hoje.

Esse movimento continua acontecendo; a Terra não está parada. Os cientistas também estão percebendo que, a cada ano, o Oceano Atlântico está 4 centímetros maior e o Pacífico está encolhendo.

Mas o que causa esse movimento? Segundo os sismólogos, recentes estudos mostram que uma enorme cordilheira no fundo do oceano Atlântico tem causado esse fenômeno.

A “Dorsal mesoatlântica” é uma cordilheira com 11 mil quilômetros de extensão que vai do Oceano Ártico ao Antártico.

Segundo o estudo dos cientistas, a Dorsal Mesoatlântica é tão profunda que em alguns pontos o magma do planeta aparece. Esse material que fica entre o núcleo e a crosta terrestre vai formando uma espécie de cunha que se solidifica e separa os continentes.

Essa cunha que vai empurrando as placas tectônicas e separando os continentes é a provável motivação para os terremotos e movimentos sísmicos que observamos no planeta.

“Esses resultados lançam uma nova luz sobre nossa compreensão de como o interior da Terra está conectado às placas tectônicas”, afirmou Matthew Agius, principal autor do estudo e sismólogo da Università degli studi Roma Tre, na Itália.

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE É NO HYPENESS