REAPARECEU

O Camaleão que

Você já ouviu falar do Furcifer voeltzkowi? Provavelmente não, porque durante 100 anos seu nome se manteve praticamente intocável: não se encontrava esse camaleão na natureza desde 1917.

O réptil natural do Madagascar estava “camuflado” bem demais ao longo desse tempo e há muitos anos ele não era encontrado, até que pesquisadores alemães redescobriram o bichinho na ilha africana.

O animal de vida muita curta e tamanho pequeno estava teoricamente “desaparecido” e muitos pensavam que ele estava extinto, mas agora se sabe que ele ainda caminha pelas florestas de Madagascar.

Não se sabe, entretanto, qual é o tamanho de sua população e essa redescoberta não afasta o risco de extinção do Voeltzkowi.

“Redescobertas de espécies ‘perdidas’ são muito importantes pois elas fornecem dados cruciais para medidas de conservação e também trazem esperança no meio da crise da biodiversidade”, diz o artigo que revelou o comeback do camelão, publicado na revista científica Salamandra – German Journal of Herpetology.

O artigo também detalha mais sobre a vida desses animais, que tiveram sua população reduzida por conta do desmatamento galopante que ocorre na Ilha de Madagascar.

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE É NO HYPENESS