Nasa encontra poço de 180 metros em

MARTE

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter encontrou um poço de 180m de diâmetro durante uma missão em Marte. A notícia foi publicada no último dia 21 de fevereiro por Ross Bayer, geólogo da agência espacial.

Youtube | Olhar Digital

O equipamento foi enviado pela Nasa ao planeta vermelho em agosto de 2005 com o objetivo de tirar fotos em alta definição da superfície, assim como analisar rochas e procurar por águas subterrâneas.

A imagem do poço revelou dois aspectos fundamentais do local: uma parede áspera ao leste do fosso, e o chão, que, segundo a agência espacial, “parece ser de areia lisa e desce para o sudeste”.

Uma das hipóteses dos pesquisadores é que o poço seja parte de uma rede de túneis subterrâneos formados por canais de lava – como os de vulcões. Outra hipótese, porém, é do poço descoberto ser um fenômeno isolado.

Youtube | Olhar Digital

A tese da rede de túneis formada por magma corrente baseia-se em uma comparação com um fenômeno observado no Havaí. Esta não é a primeira vez que os pesquisadores cogitam a hipótese também para Marte.

Aqueles que defendem a teoria sugerem, inclusive, que a dimensão dos túneis ofereceria espaço suficiente para a construção de bases para o caso de uma possível colonização humana no planeta vermelho.