Nanaia Mahuta

A 1ª Ministra mulher e Maori da Nova Zelândia

O governo da Nova Zelândia anunciou que irá contar pela primeira vez com uma Ministra de Estado Mulher e Maori. Nanaia Mahuta irá assumir a chefia do Ministério de Relações Exteriores neozelandês.

Nanaia Mahuta é a primeira Ministra de Estado com moko kauae — uma tatuagem tradicional no queixo. Ela já havia sido a primeira parlamentar maori a utilizar o símbolo.

Esse é um reflexo da diversidade na política neozelandesa: dos 120 assentos no parlamento do país, 25 são de origem maori. Todos os documentos da política institucional são traduzidos para o idioma maori.

Nanaia Mahuta, inclusive, substituiu Winston Peters. O ex-chanceler da Nova Zelândia também era maori. Vale lembrar que, desde 1947, existe um ministério no país para cuidar dos temas das populações nativas.

Nanaia Mahuta foi celebrada pelas organizações maoris da NZ. “É a primeira vez que o rosto que as pessoas vêem em nível internacional é alguém que fala, parece e soa como um Maori”, diz Rukuwai Tipene-Allen, uma jornalista política da Māori Television. “A face da Nova Zelândia é indígena.”

Nanaia Mahuta é do partido trabalhista de Jacinda Ardern. Ela é parlamentar desde 1996 e já havia assumido diversos cargos no governo neozelandês, mas assume pela primeira vez um ministério desse porte.

imagens

Produção dos web stories

textos

Matheus Honorato

Yuri Ferreira

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE É NO HYPENESS