MULHERES

na construção do SUS

A Importância das

O Sistema Único de Saúde é um dos principais sistemas de saúde pública do mundo e seus impactos devem ser amplamente comemorados no nosso país.

Mídia | Saúde Amanhã

Mas a criação de um sistema que fosse capaz de atender universalmente foi uma luta das mulheres brasileiras durante os anos 80.

Mídia | Cofen

Antes da formação do SUS na Constituição de 1988, foram os grupos feministas que lutaram por um sistema de atenção básica de saúde que pudesse auxiliar as mulheres de todo o Brasil.

“A demanda por saúde era muito forte no movimento de mulheres no Brasil. Os grandes grupos feministas tinham como centro questões associadas à saúde, à contracepção, planejamento familiar”, diz a médica Ana Maria Costa, responsável pelo Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), ao Huffpost Brasil

O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher é uma forma de garantir assistência para saúde das mulheres de forma ampla; é um programa integral para o funcionamento do SUS.

“É a primeira vez que a gente fala de integralidade. Somos nós mulheres que dizemos ‘não queremos ser atendidas de forma fragmentada’. Queremos ser atendidas como sujeitos complexos, que reproduzimos, trabalhamos, sofremos doença crônicas, temos questões de saúde mental”, completa.

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE É NO HYPENESS