México deve legalizar uso recreativo da

MACONHA

O México pode ser o próximo país da América Latina a legalizar o uso recreativo da maconha. Um texto que descriminaliza o consumo e porte de até 28g da droga deve ser aprovado no legislativo do país.

A medida representa um pequeno avanço para diminuição do poder do narcotráfico no México. Entre as permissões, a lei autorizaria o cultivo, armazenamento, comércio, consumo e distribuição da droga.

O texto foi aprovado previamente pelo Senado, mas passou por várias alterações nas comissões da Câmara e vai para votação hoje na casa baixa do parlamento mexicano.
A aprovação é provável.

Youtube | TV Brasil

Caso o texto leve o sim da maioria dos 500 deputados, a proposta volta para os senadores e vai à sanção de López Obrador, presidente do país. Vale lembrar que ele apoia a legalização.

“O intuito da lei é regular o uso da cannabis e seus derivados, com enfoque em saúde pública, direitos humanos e desenvolvimento sustentável”, diz o projeto de lei que vai para votação.

A expectativa é que, com a legalização, o México se torne o maior mercado de cannabis de todo o mundo. Na América Latina, o consumo só é legalizado no Uruguai.

imagens

PRODUÇÃO DE WEB STORIES

textos

Matheus Honorato

Getty Images e Canal Brasil

Verônica Raner