DIMINUINDO

A Estratosfera está

Quando pensamos na atmosfera da Terra, estamos sempre de olho no que está próximo de nós: o ar que respiramos e as nuvens que vemos, mas há outras partes importantes desse sistema que costumamos ignorar.

A estratosfera, camada logo acima da nossa, é importantíssima por questões climáticas, mas também para manter o nosso sistema de telecomunicações em operação funcional.

Cientistas da Universidade de Vigo, entretanto, estão preocupados com uma consequência do aquecimento global que pode acabar nos impactando gravemente.

Segundo os pesquisadores, a emissão de gás carbonônico na nossa atmosfera está expandindo a parte em que vivemos (a troposfera) e encolhendo a estratosfera.

“Isso provavelmente pode afetar a trajetória de satélites, o tempo de suas órbitas e suas voltas ao solo, além da propagação de ondas de rádio, além de todo o sistema de Global Positiong System (GPS), ou outros sistemas de navegação baseados em satélites”, afirmam os pesquisadores no estudo divulgado ao Guardian.

Segundo os cientistas, é necessário reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera o mais rápido possível. Eles apontam que, caso as emissões não sejam reduzidas, a estratosfera perderá 1 quilômetro até 2080.

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE É NO HYPENESS