3 mil anos

O touro de bronze com

Estava uma chuva de danar em Olímpia, cidade histórica na Grécia. E um pedaço de metal azulado surgiu no meio da terra, chamando a atenção da arqueóloga Zacharoula Leventouris.

Ela deu uma cavocada no meio da lama e acabou descobrindo a estatueta de um touro de bronze com 8 centímetros de comprimento por 6 de largura.

O pequeno animal esculpido em bronze teria sido ‘oferecido‘ para agradar a um deus na forma de outra estátua que havia no local – de Zeus, considerado a divindade superiora na mitologia grega.

Olímpia era a cidade em que o principal templo de sacrifícios para Zeus ficava localizado. Também era a sede dos Jogos Olímpicos das Antiguidades.

Pela crucial relevância que touros e cavalos possuíam por suas funções no transporte, carregamento e sobrevivência na sociedade grega, era comum que estátuas dos animais fossem oferecidas como homenagem às figuras divinas.

“Por isso eles adquiriram papel especial na adoração aos deuses de antigamente, assim sendo, como objetos adorados e dedicados com fé em nome da consolação, da súplica ou como um símbolo de prazer”, diz o Ministério da Cultura da Grécia.

O pequeno Touro de Bronze será tratado em laboratório para que sua conservação seja perfeita e para que os cientistas determinem sua idade real, e então será enviado para o Museu de Olímpia, onde ficam artefatos da civilização da Grécia Antiga.

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE É NO HYPENESS