luz solar

A estação de rádio abastecida apenas por

Você consegue imaginar uma rádio funcionando integralmente pela força da luz solar? É assim que opera a KUHS-LP, uma rádio de baixa frequência em Hot Springs, no estado americano de Arkansas

A ideia de fazer uma rádio começou no ano de 1999 entre diversos amigos de Zac Smith. Em 2015, ele descobriu as rádios de baixa frequência e decidiu começar seu projeto.

A KUHS é uma rádio comunitária, com playlists feitas pelos ouvintes e com uma programação dedicada exclusivamente para amantes de música alternativa e underground.

Mas a grande revolução mesmo foi a solução que os criadores da rádio criaram para mantê-la operando: ela funciona inteiramente com baterias alimentadas por luz solar.

Resumidamente, todos os equipamentos da transmissão da KUHS estão ligados em uma bateria alimentada por painéis solares, o que reduz os custos da rádio, que conta com financiamento coletivo para sobreviver.

Zac criou também um programa para divulgar os projetos musicais dos artistas da própria cidade e alunos de escolas públicas que desejam divulgar a sua arte.

“Meu conceito geral para o que estamos fazendo com nosso pedaço de imóvel no dial FM é que uso a analogia de uma horta comunitária. Não estamos maximizando nossa parte do espectro de rádio por dinheiro, mas o estamos maximizando para acesso”, diz Zac Smith.

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE É NO HYPENESS