BLACK PLANTAS

jardinagem contra o racismo

O saber ancestral do reino vegetal sempre foi dominado pelas comunidades tradicionais brasileiras, mas a substituição do verde pelo concreto do último século acabou reduzindo esse conhecimento.

Mas o Black Plantas tenta lutar contra a maré e resgatar os valores dos saberes sobre plantas e jardinagem com o povo negro no Brasil.

O projeto iniciado por Anderson Ferchá, jornalista negro, é uma iniciativa que busca valorizar os negros nesse área do conhecimento que, recentemente, foi dominada por brancos.

O Black Plantas é uma comunidade que destaca negros e negras falando sobre o afeto criado por meio do cultivo de plantas.

A minha primeira memória com as plantas vem dos ensinamentos dos meus avós sobre quais eram tóxicas, quais a gente devia buscar para chás e medicamentos. [...] Isso foi antes de cobrirem tudo com cimento e asfalto. Sem árvores, agora as pessoas reclamam do calor e gastam com ar-condicionado

Com mais de 11 mil seguidores no Instagram, o projeto auxilia o resgate das tradições, promove o afeto com as plantas e mostra o valor dos cuidadores de plantas negros. Segue lá: @blackplantas

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE É NO HYPENESS

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS!