conhecemos

BANANAPOCALIPSE: o fim da banana como

Você sabia que, em poucos anos, a banana pode deixar de existir? O ‘bananapocalipse’ é um risco real e vamos te explicar o porquê.

A banana que comemos hoje não é um produto da natureza; antes de ser domesticada pelos seres humanos, a fruta não se parecia em nada com o que vemos hoje em dia no mercado.

Reprodução/Wikimedia Commons

Essas alterações fizeram com que tenhamos diversas variedades de banana, todas elas com níveis diferentes de proteção contra ameaças da natureza.

A banana nanica não era a mais comum no mundo, mas depois que um fungo ‘Mal do Panamá’ assolou as plantações, os produtores trocaram para uma mais resistente ao fungo.

Reprodução/Wikimedia Commons

O problema é que novos fungos têm surgido e estão afetando plantações de bananas. As pragas são de difícil tratamento e acabam dilacerando o cultivo das bananas nanicas.

Agora, cientistas e fazendeiros tentam desenvolver uma variedade resistente aos fungos variantes do Mal do Panamá e do Sigatoka-Negra. Ainda não foram encontradas soluções.

Reprodução/Wikimedia Commons

Por isso, é previsto que o preço da banana aumente nos próximos anos e que talvez, em algumas décadas, não se encontre mais bananas no mercado.

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE É
NO HYPENESS