dendê

A floresta derrubada pelo

A província de Papua Ocidental, na Indonésia, tem uma das principais florestas tropicais de todo o mundo. Entretanto, ela está sendo ameaçada.

Recentemente, o governo indonésio autorizou que a floresta fosse explorada para a plantação de palma, de onde se extrai o azeite de dendê.

A Indonésia é a maior exportadora de óleo de palma do mundo e decidiu expandir seu mercado para a até então intocada floresta de Papua Ocidental.

Agora, o Greenpeace em parceria com a Universidade de Goldsmith foi procurar como estava se dando o desmatamento na floresta. E as queimadas foram adotadas massivamente pelas companhias exportadoras de óleo de palma.

“Descobrimos que o padrão, a direção e a velocidade com que os incêndios se moviam combinavam perfeitamente com o padrão, a velocidade e a direção com que o desmatamento aconteceu. Isso aponta que os incêndios foram intencionais”, afirma Samaneh Moafi, que estudou o padrão das queimadas.

Mídia | Zocalo Public Square

Foram mais de 60 mil hectares desmatados até então; além disso, famílias têm perdido suas casas para as empresas que exploram a terra da Indonésia.

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE É NO HYPENESS