8 invenções transformadoras de

MULHERES NEGRAS

Escova de cabelo, GPS, alarme... Você deve agradecer a um grupo de mulheres negras por isso. Graças às mentes brilhantes de inventoras à frente de seu tempo, temos alguns objetos no nosso dia a dia.

Aqui vão 12 conquistas e contribuições de mulheres negras de todo o mundo que merecem ser lembradas e homenageadas sempre – já que muitas vezes são negligenciadas e excluídas dos livros de história.

Amazon Studios

Lyda D. Newman foi a responsável por inventar a escova de cabelo como conhecemos. Antigamente, esses objetos não eram tão fáceis de usar como são hoje e pentear o cabelo era um processo difícil.

Amazon Studios

Em 1898, Newman patenteou sua “escova de cabelo nova e aprimorada” com cerdas separadas por igual, ranhuras que mantinham a sujeira bem contida e um compartimento removível para fácil limpeza.

Tudo de bom que existe no seu telefone se deve ao trabalho da Dra. Shirley Ann Jackson, que desenvolveu a discagem em telefone analógico, aparelhos de fax portáteis e cabos de fibra ótica.

Ela foi a primeira negra a ter um doutorado no MIT, a primeira negra presidente de um importante instituto tecnológico, e a primeira negra indicada presidente da Comissão Reguladora Nuclear dos EUA.

Se hoje você pode ir sem dificuldades para lugares onde nunca esteve, agradeça à programadora norte-americana Gladys West, formada em Matemática pela Universidade da Virgínia, criadora do GPS.

Ela atuou por 42 anos em uma base naval dos EUA trabalhando com localização espacial de satélites e foi nomeada diretora do projeto do primeiro satélite a fazer mapeamento de oceano via radar.

O condicionador para cabelos crespos foi criado por Madam C.J. Walker, primeira mulher negra que enriqueceu por contra própria nos EUA. Ela construiu um império na indústria da beleza.

Se você já bateu um papo ou fez uma reunião de longa distância pela internet, você tem que agradecer a Marian Croak.

Reprodução | Wikimedia Commons

Doutora em psicologia e análise quantitativa, ela desenvolveu a tecnologia central que torna possível a comunicação por áudio e vídeo pela Internet e hoje é vice-presidente de Engenharia do Google.

Quando Marie Van Brittan Brown e seu marido notaram o aumento da criminalidade no bairro em que moravam, decidiram fazer com que a casa parecesse mais segura.

Em 1966, o casal registrou uma patente para um sistema doméstico de segurança de circuito interno de televisão. Hoje, sistemas muito semelhantes podem ser vistos em residências e condomínios.

Muito utilizada em países com inverno rigoroso, a calefação central é fundamental para manter residências aquecidas e foi patenteada por Alice H. Parker, em 1919.

Reprodução | Wikimedia Commons

Madeline Turner, nascida na Califórnia, provavelmente estava cansada de espremer suco à mão todas as manhãs e criou uma máquina que pudesse extrair suco de frutas como laranja, maçã e limão.

Em 1916, Turner obteve a patente de sua invenção. Um membro do comitê de patentes chamou a máquina de “engenhosa”, abrindo as portas para que ela exibisse a invenção na Exposição do Panamá-Califórnia.

imagens

Produção dos web stories

textos

Matheus Honorato

Getty Image

Verônica Raner

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE É NO HYPENESS